Acre Queimadas

Tell customers more about you.

Add a few words and a stunning pic to grab their attention and get them to click.

Acre Queimadas: "Incêndios florestais e queimadas no Estado do Acre: análise da extensão, nível de degradação e cenários futuros"

Fundo: Chamada CNPq/Prevfogo-Ibama Nº 33/2018 - Pesquisas em ecologia,
monitoramento e manejo integrado do fogo

 

Equipe:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Coordenadora: Sonaira Souza da Silva, Ufac, Brazil
Pesquisadores associados:
Philip Fearnside e Paulo Mauricio Graça, INPA, Brazil / 
Liana Anderson, Cemaden, Brazil / Luiz E. O. C. de Aragão, INPE, Brazil / Thiago Morello, UFABC, Brazil

Paulo Brando, WHRC, USA e IPAM, Brazil / Foster Brown, WHRC, USA e Ufac, Brazil / Tiago Lucena, Ufac, Brazil / Igor Oliveira, Ufac, Brazil / Marcus Athaydes , Ufac, Brazil / Marllus Rafael Almeida, Ufac, Brazil

Resumo:

O fogo ainda é o principal elemento de transformação da paisagem na Amazônia. A compreensão da frequência das queimadas e sua relação com a retroalimentação do desmatamento, novas queimadas, incêndios florestais e secas na Amazônia são questões que necessitam de mais estudos. Este projeto propõe compreender a dinâmica das queimadas no estado do Acre no tempo e espaço no período de 2000 a 2020, buscando responder quatro perguntas: (1) Qual a extensão das cicatrizes de queimadas agrícolas e incêndios florestais para o período de 2000 a 2020 no Estado Acre? (2) Qual o nível de degradação do fogo nas florestas, considerando o tempo após o fogo e a reincidência? (3) Qual o custo de oportunidade para redução ou exclusão do uso do fogo em paisagens agrícolas no Acre? (4) Qual o cenário futuro do regime do fogo considerando clima, desmatamento, degradação florestal e custo de oportunidade social?